quinta-feira, 5 de maio de 2016

Acadêmicos protagonizam conhecimento na prática no Uruguai

Entre os dias 20 e 24 de abril, acadêmicos das Faculdades Integradas São Judas Tadeu participaram de uma viagem acadêmica no Uruguai. Neste período, os estudantes, que estavam acompanhados pelos professores Pedro Paulo Sá Peixoto e Rafael Stefani, visitaram a sede da Presidência da República e assistiram a aula da economista e professora Mirta Montejo que abordou aspectos sociais, econômicos e estruturais do país, além de destacar o planejamento econômico uruguaio e seus objetivos até 2050.  No plano acadêmico, ainda vale destacar a visita ao Palácio Legislativo - Casa do Parlamento uruguaio - em que puderam confrontar as diferentes percepções políticas e jurídicas existentes entre o Brasil e o Uruguai.  A atividade teve como principal objetivo proporcionar conhecimento na prática aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Tecnólogos.
Conforme Peixoto, as atividades fazem parte do currículo das Faculdades, onde os alunos captaram todas as dimensões que podem ser abrangidas pela visão interdisciplinar proporcionada pela viagem. Os mesmos também se envolveram com observações e estão em fase de confecção de relatórios pós-viagem. Já Stefani destaca que experimentar o mundo é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. “Atualmente a internet é capaz de reduzir fronteiras, contudo, nada transforma mais o ser humano que conviver com outros costumes, com novas pessoas, com diferentes hábitos, com novas mentalidades e novas ideias. Entender que existem diferenças e reconhecer que devemos estar prontos para aceitá-las faz parte da transigência do mundo moderno”. Ele complementa afirmando que oportunizar essa experiência e preparar o aluno para o futuro é um objetivo da São Judas e é isso que pretendemos quando organizamos viagens acadêmicas aos nossos alunos.
Durante a passagem pelo país, os acadêmicos tiveram contato com questões como câmbio, procedimentos de fronteira, acordo para permissão de residência, estudo e trabalho na fronteira, além de informações nas áreas de gestão social e ambiental - procedimentos em hotéis, no sistema de transporte e nos locais públicos, e certificações ambientais; análise de mercado, posicionamento, percepção, trade marketing e comunicação integrada. Além disso, os acadêmicos percorram os principais pontos turísticos da cidade.
A São Judas Tadeu realiza, periodicamente, viagens que visam potencializar a vivência e o conhecimento na prática. Ao todo, mais de 100 acadêmicos participaram de atividades semelhantes no ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário