segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Feira do Livro, de 14 a 16 de setembro, convida a abraçar a leitura

Sob o slogan “Leitura, abrace essa ideia!”, a Feira do Livro 2015 da Instituição Educacional São Judas Tadeu acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro, das 8h às 19h, no Ginásio de Esportes Luiz Antônio Mierczynski.
Promovida anualmente, a feira é um evento que vai além da venda de livros de editoras, envolvendo também atividades de hora do conto, apresentações, espaço da bibliotequinha com pinturas, oficinas e palestras.


PROGRAMAÇÃO FEIRA DO LIVRO 2015 PARA AS FACULDADES

MANHÃ

14/09 – Segunda-feira

O QUÊ? A bioética é uma condição ética? 
PÚBLICO ALVO? Acadêmicos de Direito
QUEM?Prof. Antonio Marcelo Pacheco
Graduado em História, Sociologia, Filosofia pela UFRGS
Graduação em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUCRS
Mestre em Ciência Política pela UFRGS
Mestre em Direito pela UNISINOS
Doutorando em Sociologia UFRGS
Membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania da UFRGS/CNPq/CAPES
Membro do Grupo de Pesquisa Magistratura, Sociedade e Política
UFRGS/CAPES
Professor da Faculdade São Judas Tadeu, Verbo Jurídico, Fundação Escola da Defensoria Pública RS e IDC
Professor de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Eleitoral, Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito e História do Direito.
HORÁRIO? 08h15min
ONDE? Sala de convivência

NOITE
14/09 – Segunda-feira

O QUÊ? Mediação: um novo mercado de trabalho para os advogados e um campo aberto de pesquisa para os juristas.
Com o advento do Novo Código de Processo Civil a autocomposição ganhou força normativa no texto legislativo principal do processo civil brasileiro. Nessa perspectiva a mediação se revela como uma das modalidades mais inovadoras e ao mesmo tempo desconhecidas da grande maioria dos juristas. Ao mesmo tempo, sua aplicação é eminentemente prática e eficaz como forma de solução dos conflitos, de tal sorte que a sociedade reclama por profissionais que desenvolvam habilidades para atendimento dessa crescente demanda por efetividade. No plano da atuação profissional é um novo mercado de trabalho para os advogados.
 PÚBLICO ALVO? Acadêmicos de Direito
QUEM?
Prof. Ricardo Cesar Correa Pires Dornelles, convidado.
Advogado e Mediador, Presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS. Coordenador Geral da Casa de Mediação OAB/RS, Membro do Núcleo de Estudos sobre Mediação e Justiça Restaurativa da AJURIS. Pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRGS, em Direito Empresarial pela PUC/RS e Educação Biocêntrica pela UNISC. Membro do Grupo Avançado de Estudos sobre Mediação Institucional – GAMEI. Membro da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIERGS. Capacitador no Projeto Mediação Comunitária para agentes comunitários.  Professor em cursos de formação de Mediadores e Facilitadores em Justiça Restaurativa, Supervisor dos Estágios Práticos sobre Mediação. Professor convidado em Universidades Brasileiras nos diversos Programas de Pós-graduação; Palestrante em seminários nacionais e internacionais. Consultor sobre Mediação e Justiça Restaurativa para Governos e Organizações não governamentais.
 Prof. Me. Jeferson Luiz Dellavalle Dutra
Advogado. Professor universitário. Mestre em Direito
 Prof. Me. Rafael Corte Mello
Advogado. Professor universitário. Pós-graduado em Processo Civil e mestre em Direito Público.
HORÁRIO? 19h30min
ONDE? Auditório

14/09 – Segunda-feira

O QUÊ? Palestra “O contador multinacional: a contabilidade além dos escritórios”
PÚBLICO ALVO? Acadêmicos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira
QUEM? Caroline Araújo. Contadora da Empresa Johnson Controls do Brasil. MBA em Controladoria e Finanças – UNISINOS, com participação na Missão Acadêmica da Alemanha.
HORÁRIO? 19h30min
ONDE? Sala de Convivência

15/09 – Terça-feira

O QUÊ? Palestra “Mercado de trabalho em tempos de crise”
PÚBLICO ALVO? Acadêmicos da Faculdade
QUEM? Zélia Tossi. Formada em marketing pela Faculdade FTEC com especialização em Marketing Digital, Educadores do Google (FURG) e Business Intelligence. Palestrante em seminários de educação e treinamentos. Diretora na empresa ZT Consultoria. Professora das Instituições: SENAC, Fundação Bradesco e Microlins.
HORÁRIO? 19h30min
ONDE? Auditório

16/09 – Quarta-feira

O QUÊ? Palestra “O poder das atitudes” “Sempre pensava que estudar e ter experiência eram condições fundamentais para o sucesso no trabalho e consequentemente em todos os outros quesitos de sucesso. No atual contexto, TER ATITUDE É TER PODER”.  Saul Sastre
PÚBLICO ALVO? Acadêmicos da Faculdade
QUEM? Prof. Saul Sastre é administrador e doutorando em administração. Professor universitário de graduação e pós-graduação com mais de 20 anos de experiência na gestão de empresas públicas e privadas. Acredita que a competitividade organizacional está diretamente relacionada com o desenvolvimento de pessoas. Escritor premiado nacionalmente pela União Brasileira de Escritores (UBES) e membro da Associação Gaúcha de Escritores (AGES). Autor de 8 livros nas áreas de planejamento, marketing e empreendedorismo.
HORÁRIO? 19h30min
ONDE? Auditório

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CINE FÓRUM - CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, DIREITO, PEDAGOGIA E TECNÓLOGOS





Dia: 22/08 – Sábado
Horário: 9h
Local: Sala 18 – Bloco A
Filme: Mar adentro
Debatedores: professores Antonio Marcelo Pacheco de Souza e José Luis Novaes. 

O filme Mar adentro, do diretor Alejandro Amenábar, conta a história Ramón Sampedro (Javier Bardem), que luta pelo direito de pôr fim à sua própria vida. Ele é tetraplégico em razão de um acidente na juventude.
O Cine Fórum visa integrar, através de uma abordagem interdisciplinar, os cursos de graduação das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, em um momento produtivo de reflexão e discussão sobre temáticas pedagógicas e educacionais.
A participação vale 3 horas de atividade complementar.

Aula inaugural da Administração teve palestra sobre sustentabilidade







No dia 11 passado, ocorreu a aula inaugural do curso de Administração das Faculdades Integradas São Judas Tadeu.
Contou com a apresentação do curso pela coordenadora, professora Monica Caravantes, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e demais professores da Administração.
Também teve palestra de abertura a cargo de Daniel Fleischer, das Relações Institucionais, Marketing e Desenvolvimento Sustentável da Braskem no Rio Grande do Sul. Ele abordou o tema Administração x Sustentabilidade.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Depoimento de aluno do MBA




Leia o depoimento de Marcelo Sampais Rodrigues, Gerente de Contas e Varejo da empresa Takeda, formado na última turma do MBA em Gestão de Negócios, sobre sua experiência com a Instituição

 
A Faculdade tem importância fundamental na nossa sociedade, por sua contribuição que desempenha na criação, transmissão e multiplicação dos efeitos associados ao acervo cultural, artístico, tecnológico e científico que norteiam a todos.
Para o bom cumprimento do seu importante papel, muitas instituições não dispõem dos meios necessários, mas, pior do que isso, às vezes parecem se confundir no que diz respeito à sua missão e ao melhor caminho para alcançá-la.
Parece-nos que o grande valor acadêmico é a liberdade e que só sob o seu contexto, a Faculdade poderá contribuir para a descoberta de vocações, assim cumprindo a seu objetivo essencial.
Na São Judas Tadeu tive a oportunidade de vivenciar ótimos momentos de aprendizagem e criação, amparados por um esforço estrutural e teórico notável, com apoio da Gestão, incluindo a coordenação do Sr. Takeci e a direção com a Sra. Rosangeli.
Não poderia me furtar do excelente corpo docente, atualizado e com uma experiência prática, muito útil para a multiplicação do conhecimento.
As discussões em sala transcendiam de uma aula, para troca de informações práticas, com possibilidades de aplicabilidade do conteúdo aprendido em nossas rotinas de trabalho nas organizações.
Em um ambiente hospitaleiro, nossa turma de MBA verbalizava que era muito difícil faltar a uma aula, pois a sensação era que realmente iria se perder um bom pedaço daquele momento único de aprendizado e relacionamento com os colegas e professores.
Percebemos que a coordenação (Takeci) busca, diariamente, prestar um serviço de atenção total, com escuta proativa e propondo o melhor alinhamento nas disciplinas e trabalhos durante o curso. Nos sentimos muito à vontade para fazer críticas e sugestões. Sentíamos-nos, de fato, acadêmicos ativos e pertencentes à Instituição.
Até coffee break tivemos nos intervalos de todas as aulas, diferencial que não vivenciei em nenhuma outra Instituição. Este simples ato conota o carinho e o senso humano passado aos alunos por parte de sua coordenação.
Deixo aqui meus sinceros agradecimentos por ter participado do curso de MBA nesta conceituada Instituição, com profissionais altamente capacitados e dispostos a fazerem seu melhor pelo ensino.

X Jornada NESRPO



quarta-feira, 17 de junho de 2015

Faculdades Integradas São Judas Tadeu recebem nota 4 do MEC


As Faculdades Integradas São Judas Tadeu receberam nota 4 do Ministério da Educação (MEC/INEP) em uma avaliação em que o grau máximo é 5.

Os avaliadores do MEC visitaram a Instituição entre os dias 10 a 12 de junho de 2015.

A comunicação da nota 4 à Direção Acadêmica ocorreu nesta quarta-feira (17/6). A atribuição desse conceito pelo INEP indica que as “Faculdades Integradas São Judas Tadeu, por terem obtido conceito final igual a 4, apresentam um perfil muito bom de qualidade”. (Texto retirado da Avaliação do MEC)

A Diretora Acadêmica, Profa. Graciela Thisen, diz que o resultado é “motivo de orgulho e comemoração para toda a comunidade acadêmica”.

As Faculdades Integradas oferecem os cursos de Ciências Contábeis, Direito, Administração, Pedagogia, Tecnologia em Recursos Humanos e Tecnologia em Gestão Financeira.

Informativo Faculdades

terça-feira, 2 de junho de 2015

Simulado Faculdades Integradas São Judas Tadeu




 ADMINISTRAÇÃO

ITEM
GABARITO
1
C
2
B
3
E
4
D
5
D
6
D
7
A
8
A
9
A
10
E
11
A
12
A
13
B
14
C
15
D
16
A
17
E
18
C
19
C
20
D
21
C
22
D
23
B
24
A
25
E
26
E
27
D
28
D
29
B
30
B
31
E
32
C
33
D
34
E
35
B



1.Em termos de atendimento à proposta, espera-se que o estudante estabeleça
relação entre a qualidade do serviço de esgotamento sanitário e de tratamento
da água para o agravamento do número de casos de internação e morte por
diarreia entre a população brasileira: geralmente, quanto maior a abrangência
dos serviços, menor a ocorrência de internações por essa moléstia e menor os
gastos com os tratamentos de saúde.
Espera-se, também, que o estudante mencione pelo menos duas políticas
públicas implementadas para buscar resolver o problema e que proponha uma
ação visando contribuir para a sua solução.


2. O estudante deve elaborar um texto dissertativo, coerentemente estruturado,
que evidencie a capacidade de tratar os seguintes tópicos:
· O papel da tecnologia digital. Esse papel deverá ser abordado
considerando pelo menos um dos seguintes aspectos:
o A potencialização e/ou a facilitação das atuais ações de
espionagem;
o A execução e/ou a sofisticação de crimes contra a privacidade;
o A proteção – em termos de sigilo/invisibilidade – dos agentes
dessas ações.
· A garantia dos direitos do cidadão e do Estado. Essa garantia deverá
ser abordada considerando pelo menos um dos seguintes aspectos:
o As possíveis violações e/ou decorrentes reparações do direito à
privacidade;
o O descumprimento e/ou rompimento de acordos internacionais.
· O problema da segurança. Esse problema deverá ser abordado
considerando pelo menos uma das escalas de ação:
o A do indivíduo (cidadão);
o A do Estado (segurança/soberania nacional);
o A das organizações (empresas e/ou instituições nacionais ou
internacionais).

3. Espera-se que o estudante mostre, por meio de um texto dissertativo, conhecimento sobre:
A – O papel da área de recursos humanos na organização e na decisão de expansão, com base em critérios como: custo de mão de obra na região; estrutura funcional (áreas e cargos para nova fábrica); competências e habilidades para cada cargo; oferta de mão de obra especializada na região; possibilidade de transferência interna de funcionários; recrutamento e seleção; necessidade de treinamento.
B – O papel da área de produção na organização e na decisão de expansão, com base em critérios como: capacidade instalada relacionada à demanda; estratégia de produção; sistemas de produção; arranjo físico e fluxos produtivos; arranjos produtivos; organização da produção – produção artesanal, em massa, enxuta; cadeia de fornecimento/suprimento; custos de transporte; infraestrutura logística; segurança das operações; impactos ambientais.


4-A – O estudante deve se posicionar sobre a pertinência ou não do uso da técnica de análise de correlação e justificar tal posicionamento, demonstrando conhecimento sobre associação de duas variáveis por meio de correlação estatística. A correlação pode ser considerada aplicável, uma vez que são duas variáveis medidas paralelamente onde se pretende saber se há, ou não, alguma variação conjunta relacionada à influência do investimento social sobre as vendas. O estudante também pode considerar que, embora aplicável, o método é limitado como critério para tomada de decisão, pois seria necessário considerar outros fatores e dados, argumento este que pode ser apresentado pelos estudantes que se posicionarem desfavoravelmente ao uso da técnica nesse contexto.
B – O estudante deve demonstrar que reconhece que há uma associação pequena em termos gerais (0.20), porém esta associação varia por cidade, havendo uma em que a associação é praticamente nula, e outra em que a associação é maior que nas demais. Portanto, as variações por cidade indicam que as hipóteses dos dois executivos são parcialmente verdadeiras e dependem do local onde a análise foi feita. Também pode ser comentado que os resultados não são suficientemente abrangentes para fundamentar a decisão.
C – O estudante deve ressaltar que há evidências de que o gestor de marketing está correto em relação à Cidade C e que o executivo de finanças está correto no caso da Cidade A. Nesses termos, o estudante deve recomendar que seja mantido o investimento para a Cidade C e que se cancelem ou se modifiquem estratégias de investimento na Cidade A. A Cidade B pode ter os investimentos tanto mantidos quanto modificados ou cancelados, pois a relação é baixa. O estudante também pode mencionar que há outros fatores a serem considerados na decisão, o que exigiria outros tipos de fontes de dados, como a consulta aos demais stakeholders em cada cidade.

5-A – O estudante deve indicar que o tipo de estrutura que melhor representa a situação descrita é a estrutura organizacional em rede, que busca integrar a empresa com os stakeholders envolvidos nos seus processos.
B – O estudante deve identificar os elementos encontrados no texto que se relacionam com o processo de desenvolvimento de produto de forma colaborativa pela disseminação e integração de conhecimentos – colaboração em rede, inovação aberta, produção de protótipos em impressoras 3D, prototipagem rápida, gestão de projetos, e terceirização da produção –, considerando a relevância de sistemas de informação que permitem interação de vários atores, flexibilidade, agilidade e compartilhamento de dados e informações.
C – O estudante deve citar a possibilidade de retorno acima da média no contexto descrito, considerando que o retorno deve ser compatível com o risco.
D – O estudante deve citar modos pelos quais o uso de tecnologias de informação propicia soluções inovadoras em serviços públicos ao aproximar cidadãos e agentes públicos. As respostas podem abordar o uso de dados abertos e o desenvolvimento de aplicativos para controle e facilitação de acesso aos serviços públicos. Podem, também, mencionar o cidadão como co-responsável pela qualidade da gestão pública por meio da comunicação direta via sistemas de informação. A noção de governo aberto, subjacente a essa resposta, pode ser mencionada.