sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Seminário de Logística Reversa e Sustentabilidade

A turma de Logística de Distribuição do curso de Administração das Faculdades Integradas São Judas Tadeu realiza, na terça 21 de novembro, o VI Seminário de Logística Reversa e Sustentabilidade.

Este seminário acontece desde 2015 na instituição e trata-se de um projeto acadêmico que visa fomentar as boas práticas ambientais e de sustentabilidade aos alunos. A consciência ambiental precisa se propagar e tornar-se cada vez mais próxima do cotidiano de todas as pessoas, pois os impactos negativos da não preservação já são realidades latentes em muitos lugares do mundo. O assunto não é novidade para a instituição, que há alguns anos conta com o NUS (Núcleo de Sustentabilidade) e já vem realizando mudanças em relação ao consumo e descarte de materiais.

Os alunos da disciplina estudam, ao longo do semestre, sobre as estratégias dos canais de distribuição que conectam empresas, fornecedores e clientes, visando o melhor nível de serviço. Porém, após o consumo por parte do consumidor final, muitos são os problemas gerados por produtos que não voltam para a cadeia produtiva e apenas somam resíduos para a natureza. O problema é ainda mais grave quando estes resíduos são depositados em locais inadequados (e isso acontece muito) e quando os produtos produzem substâncias tóxicas, muitas vezes nocivas ao meio ambiente (solo, ar). Logo, surge a necessidade de fomentar a logística reversa em sala de aula. “O momento é mais que oportuno, pois as indústrias estão produzindo cada vez mais para atender demandas sempre mais específicas e os consumidores consumindo desenfreadamente. Isso culmina em números exacerbados de resíduos, como baterias de celular, pilhas, lâmpadas, pneus e muitos outros. Não percebemos isso na correria do dia a dia, mas, o impacto é para as atuais e futuras gerações”, comenta a professora da disciplina e responsável pelo projeto Me. Bruna Melo.

Os alunos estudam logística reversa e sustentabilidade e, com estes subsídios, desenvolvem o projeto em sala de aula. Na sexta edição do seminário os alunos tinham um desafio: pensar e discutir produtos com dificuldade ou impedimentos para boas práticas de logística reversa e, sobretudo, envolvendo fatores dos R’s da sustentabilidade. A partir desta escolha, foram convidados a pensar em um fim alternativo para estes produtos, desenvolvendo, então, um projeto sustentável. Os produtos escolhidos pelos alunos foram: 1) jeans, que em seu processo de produção consumo volumes enormes de água, 2) paletes, que em diversas vezes, após não servir mais para movimentação, são jogados em depósitos isolados ou dentro de rios, sem que sua gama de usabilidades seja levada em consideração 3) rolha de cortiça, que segundo os alunos não possui logística reversa no Brasil e pode ser amplamente reaproveitada, 4) banners, que são produzidos em grandes volumes e após o uso são descartados erroneamente, sem que o plástico seja reaproveitado e deixe de poluir o solo, 5) esmaltes, que após vencimento ou ao término são jogados no lixo convencional, mesmo portanto resíduos químicos no frasco e que poderiam ser reutilizados e, por fim, 6) tecido de guarda-chuva, que no descarte inadequado fica afetando e poluindo áreas de banhado, margens de rios e arroios.

Nas palavras dos alunos: “Podemos observar que a logística reversa muda a situação de certos produtos que seriam descartados, e, valorizando esses resíduos de pós consumo, fica garantido o seu retorno ao ciclo produtivo e de negócios”, conta o grupo que trabalhou as rolhas de cortiça. Já para o grupo do projeto do Jeans: “Esta pode ser uma das lições mais valiosas resultantes deste trabalho: a adição de valor que um produto que antes era visto como lixo, passa a ter um novo significado”. Como foco na sustentabilidade o grupo dos banners esclarece: “...a logística reversa é uma forma eficiente que possibilita às empresas encontrarem um destino sustentável aos seus produtos finais, pós consumo, bem como, a destinação correta para os resíduos utilizados na fabricação dos mesmos, reduzindo assim os impactos ambientais que seriam causados pelo descarte incorreto desses materiais”.

Por fim, acredita-se que o projeto tenha um impacto positivo muito interessante aos atuais e futuros alunos da instituição, mas não apenas para eles. O objetivo do projeto é fomentar as práticas ambientais e sustentáveis, possibilitando que todos possam observar melhor os produtos no pós consumo, viabilizando que façam seu ciclo de logística reversa ou tenha fins alternativos melhores. “A sustentabilidade está inserida nas empresas em que trabalhamos, é um assunto que está em pauta em todos os países e seus governos, por isso se torna interessante poder criar um projeto envolvendo esse tema tão relevante”, argumenta o grupo dos paletes. “Este projeto tem uma grande importância para a disciplina, pois poderá mostrar à sociedade bons resultados que podem ser obtidos com as práticas de sustentabilidade, como também os casos de sucesso para que a população também realize em suas residências, gerando assim, uma sociedade mais sustentável, onde todos colaboram para um mundo mais consciente e com recursos que serão passados para as próximas gerações”, é o conclui o grupo dos esmaltes. Eles ainda comentam: “...a importância para o nós como acadêmicos é que temos a oportunidade de aprender como os conhecimentos adquiridos na disciplina acontecem na prática.

Quer saber como ficaram os projetos desenvolvidos pelos alunos?


O evento acontece na sala 25 do bloco B, das 19h10 ás 21h30 e é aberto ao público. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário