quarta-feira, 19 de junho de 2019

Acadêmicos de Administração e Contábeis visitam a Serra Gaúcha

Os alunos dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis, acompanhados pelo professor Me. Pedro Paulo O. Sá Peixoto, das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, realizaram, das 7h30min às 20h, uma viagem de estudos a Serra Gaúcha, na sexta-feira, no dia 13/06/2019. O aprendizado na Serra, mais especificamente na Tramontina, em Carlos Barbosa, teve com foco a logística reversa e a sustentabilidade. O grupo de acadêmicos também visitou a fábrica da Tramontina Cutelaria, para vivenciar, na prática, o processo produtivo de chão de fábrica na fabricação de panelas e frigideiras. Segundo os acadêmicos, a experiência adquirida com esta viagem foi extremamente produtiva, pois, além oportunizar a interação entre alunos e professor, possibilitou também a visita à loja da Tramontina, além de uma visita técnica à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves.


Coordenada e orientada pelo Prof. Me. Pedro Paulo, a viagem coletou subsídios sobre as principais ações de resíduos sólidos (Logística reversa), processo produtivo, comercialização e marketing. Os alunos pesquisaram o perfil dos consumidores, a comunicação, a percepção e as práticas de sustentabilidade. Nos espaços em que circularam – estabelecimento comercial –, coletaram subsídios relativos à gestão de resíduos, linha de produção, comportamento organizacional e práticas de sistema de gestão ambiental entre outros.



As atividades fazem parte das disciplinas do currículo de Administração e Ciências Contábeis, onde os alunos capturaram todas as dimensões que podem ser abrangidas pela visão interdisciplinar, proporcionada pela viagem. Os mesmos também se envolveram com observações e estão em fase de confecção dos relatórios pós-viagem. 

Também se fez necessária a elaboração do roteiro e a divulgação da viagem, o que se deu por meio do blog dos cursos da Faculdade, do portal e de visitas às salas de aula para promover a viagem, bem como para combinar os detalhes finais. Reuniões com a coordenação para detalhes e ajustes da viagem também ocorreram ao longo de todo o processo de organização da viagem.








Nenhum comentário:

Postar um comentário